Projeto Tampinhas & Embalagens

O Projeto "Tampinhas” iniciativa que tem por objetivo a recolha de tampinhas de plástico, que após enviadas para empresas de reciclagem, permitem obter fundos para a aquisição de equipamentos ortopédicos, tem permitido à Ambisousa auxiliar pessoas, individuais ou através de instituições de solidariedade, com carências socioeconómicas. Este projeto, agora "Tampinhas & Embalagens”, tem permitido auxiliar muitas instituições e pessoas com necessidades especiais.

O projeto foi iniciado pela Associação Tampa Amiga e desde dezembro de 2005 contou com a participação da Ambisousa. O seu funcionamento é muito simples, a contrapartida monetária é baseada no peso do material entregue. Quando as instituições ou pessoas em nome individual possuem o valor necessário para adquirir o material ortopédico a Ambisousa adjudica e paga o material solicitado à empresa escolhida pelo utente.

Qualquer pessoa ou instituição pode recorrer a receber ajudas por via deste projeto, isto é o valor adquirido, pela entrega das tampas e embalagens, é "trocado” por material ortopédico, desde que ateste efetivamente a sua necessidade.

As entregas tampinhas e embalagens de plástico são no Aterro Sanitário de Lustosa, em Lousada (de preferência em sacos e não em garrafões) de segunda a sexta-feira, das 08h30 - 12h00 e das 14h00 - 17h00.

As tampinhas a entregar devem ser obrigatoriamente de plástico (tampas de embalagens em Polietileno de alta densidade e em Polipropileno), preferencialmente de líquidos alimentares (águas, sumos, champôs, detergentes, amaciadores ou de outro tipo de embalagens similares).

Não são aceites os seguintes produtos:
  • Tampas de outro tipo plástico diferente da especificada no produto ou tampas de outro material;

  • Tampas de jerricans;

  • Tampas que contenham componentes metálicos, como p.e. molas

  • Tampas de embalagens que contiveram produtos perigosos;

  • Tampas que tenham restos de colas, tintas, vernizes, produtos de gráficas, silicones, terra, gordura ou outro tipo de contaminante não especificado;
As embalagens a entregar são as que "estão associadas” as tampinhas (por exemplo a garrafa de água, garrafa de sumo, garrafão de água, garrafa do iogurte líquido, embalagens de produtos de higiene, embalagens de óleos alimentares, detergentes domésticos, garrafa de lixívia, frasco de champô etc.). Este material pode vir espalmado por questões de volume.

Não são admitidas tampas e embalagens de:

  • Produtos perigosos e de embalagens que contiveram tintas, vernizes, ou outro tipo de contaminantes,
  • "Jerricans”,

  • Embalagens de margarinas,

  • Tupperware,

  • Cones de linhas.
Antes de proceder a qualquer entrega é necessário proceder a abertura de ficha.

É obrigatório, a entrega de 0,5 toneladas de embalagens plásticas por cada tonelada de "tampinhas” entregues.
As entregas não necessitarão de ser simultâneas, ou seja, o saldo de cada instituição continuará, como até agora, a ser calculado de acordo com as entregas parciais efetuadas.

O material ortopédico será disponibilizado quando estiver cumprida a relação tampinhas/embalagens plásticas atrás definida.
Antes de cada entrega de material no Aterro Sanitário de Lustosa – Lousada é obrigatório o agendamento telefonicamente (255 880 860).