Notícias
Semana Europeia de Prevenção de Resíduos 2021

Com o objetivo de reduzir o desperdício e prevenir a produção de resíduos, a edição deste ano da Semana Europeia de Prevenção de Resíduos (SEPR) irá realizar-se na semana de 20 a 28 de Novembro de 2021.

Este ano, a Semana Europeia para a Redução de Resíduos desafia-nos a agir em conjunto para moldar comunidades circulares com o objetivo de prevenir a produção de resíduos.
Esses tempos difíceis têm destacado o papel que as pequenas comunidades podem desempenhar na transição para o consumo sustentável e padrões de produção. Todas as organizações (organizações não governamentais, movimentos populares, empresas, estabelecimentos educacionais, autoridades públicas), bem como cidadãos que participam na prevenção de resíduos, coleta, reutilização, reciclagem e compostagem devem estar envolvidos para atingir as metas de desperdício zero.

A palavra-chave é colaboração entre indivíduos ou grupos de pessoas para imaginar e construir comunidades em conjunto com base na abordagem da economia circular em toda a Europa e além! Estes tempos incertos mostraram a importância do contato humano, mas, acima de tudo, o poder que as pessoas têm na mudança de hábitos diários. A abordagem circular precisa ser difundida em nível local, atingindo casas, escritórios, escolas, fábricas, mercados, câmaras/juntas, organizações locais, quintas, etc.

A promoção da economia circular e de uma sociedade de emissão zero exigirá uma mudança nos padrões de consumo e produção que vão muito além da ação climática. Há uma transição ecológica completa que precisa ser conduzida e de propriedade das comunidades se quisermos que ela tenha sucesso. É necessário um sentido de solidariedade e colaboração entre os indivíduos que acreditam numa sociedade que deixa de produzir resíduos e, que atuam em conjunto para promover uma economia circular e alcançar um desenvolvimento sustentável, mantendo um bom equilíbrio entre os pilares ambientais, sociais e económicos. Comunidades pequenas, locais, justas, inclusivas e circulares podem desempenhar um papel fundamental na promoção de um futuro sustentável na Europa.

As inscrições serão feitas diretamente no website Europeu  https://ewwr.eu/por/ e validadas pelo respetivo Coordenador Regional.

As inscrições com origem nos municípios de Penafiel, Lousada, Paredes, Felgueiras, Paços de Ferreira e Castelo de Paiva serão validadas pela Ambisousa, enquanto coordenador da SEPR para a Região do Vale de Sousa, Portugal.

Para mais informações ou ajuda acerca da sua participação nesta iniciativa não hesite em nos contatar. Estamos disponíveis para apoiar as ações. 

Inspire-se!!

2021-07-14
Política de Cookies
Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais
Compreendi