Notícias
Inauguração da Nova Unidade de Triagem de Lustosa
Em virtude dos aumentos que se tem verificado ao nível da recolha seletiva de recicláveis no Vale do Sousa, torna-se fundamental dotar a Ambisousa de infraestruturas capazes de assegurar a necessária resposta a este crescimento. Também com o intuito de contribuir para o cumprimento das metas e objetivos subjacentes no PERSU 2020 no domínio da recolha seletiva, a Ambisousa viu aprovada em 2016 uma candidatura ao POSEUR para o Reforço da recolha seletiva e triagem de resíduos urbanos (ru).
Nesta candidatura estava prevista a demolição completa da Estação de Triagem de Lustosa (que foi construída em 1999/2000), dotando-a da mais recente tecnologia de separação automatizada, com elevadas eficiências de separação dos vários materiais, permitindo uma otimização e reforço de processamento. O aumento da área coberta da Estação de Triagem passará de 1.645m2 para 3.079m2.

A alteração estratégica da Ambisousa para a unidade de triagem prevê otimizar os recursos e maximizar as eficiências dos processos de triagem afetos a ambas as instalações, garantindo essencialmente o cumprimento dos seguintes desideratos: 
  • Aumentar a capacidade de triagem de resíduos resultantes da recolha seletiva multimaterial, de modo a dar resposta às metas definidas para o horizonte de 2020 (incremento de 2.621 ton, relativamente à capacidade adicional de reciclagem de resíduos); 
  • Aumentar a capacidade de armazenamento de materiais triados; 
  • Melhorar a qualidade das instalações afetas aos funcionários que laboram em ambas os centros. 
Esta inauguração é o culminar de um importante trabalho que a Ambisousa tem desenvolvido.



Projecto cofinanciado pelo POSEUR - Programa Operacional, Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos, Portugal 2020 e União Europeia através do Fundo de Coesão.



2019-03-08
Política de Cookies
Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais
Compreendi