Notícias
Exploração de biogás no vale do sousa
Exploração de biogás no vale do sousa A Pan-Eco Ambisousa Energias Renováveis inaugura dia 12, em Rio Mau, Penafiel, a Central de Valorização Energética de Biogás, uma exploração que vai produzir energia equivalente ao consumo médio anual de 500 habitações.

A Pan-Eco Ambisousa Energias Renováveis surge na sequência do acordo estabelecido entre a Ambisousa e a Marcopolo Engineering, empresa italiana com créditos comprovados na valorização energética do biogás de aterro, detendo, atualmente, 28 estações. Contudo, é a primeira vez que a empresa italiana opera no nosso país. A exploração de biogás a partir dos resíduos depositados no aterro de Penafiel, explorado pela Ambisousa vai significar a produção de 4.7 milhões de kW.h, o que corresponde ao consumo médio anual de energia de 500 habitações. O aproveitamento do potencial energético contido no biogás, além de reduzir a emissão de gases com efeito estufa (GEE), promove a aplicação da Directiva Europeia sobre a produção de eletricidade de origem renovável e permite antecipar as conformidades e as mais exigentes normas europeias. As estimativas apontam para que a exploração energética do biogás é responsável pelo sequestro anual de 3360 toneladas de CO2 comparando com a produção da mesma quantidade de energia produzida por uma central a carvão.

A Ambisousa é responsável pelo tratamento e gestão dos Resíduos Sólidos Urbanos (RSU) de toda a população do Vale do Sousa, 330 mil habitantes é responsável pela gestão dos dois aterros sanitários do Vale do Sousa e trata da eliminação de 123 mil toneladas de RSU/ano. A Ambisousa assumiu o compromisso de contribuir para o protocolo de Quioto através da diminuição das emissões dos GEE, sendo para isso fundamental a concretização deste projeto.

A Marcopolo Engineering SPA – Sistemi Ecologi iniciou a sua atividade em 1978, dedicando-se principalmente à produção de energia elétrica através do biogás. Atualmente tem 28 estações em operação, 10 em construção e 8 planeadas. É responsável pela redução de 175 ton/hora de emissões de CO2 para a atmosfera e tem uma capacidade instalada de 50 MW, fornecendo eletricidade para cerca de 83 mil habitações.


2007-07-01
Política de Cookies
Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais
Compreendi