Notícias
Inauguração Aterro de Resíduos de Construção e Demolição de Rio Mau e da Estação de Triagem de Penafiel
Inauguração Aterro de Resíduos de Construção e Demolição de Rio Mau e da Estação de Triagem de Penafiel O secretário de Estado do Ambiente, Humberto Rosas esteve na Serra da Boneca em Penafiel para inaugurar o aterro de resíduos de construção e demolição Rio Mau. Também uma estação de tratamento de resíduos inertes permite agora a requalificação ambiental de uma antiga exploração de lousa.

O Aterro de resíduos de construção e demolição de Rio Mau localiza-se na Serra da Boneca, município de Penafiel, e constitui-se como uma infraestrutura adequada à deposição de resíduos inertes, possibilitando a requalificação ambiental de uma antiga exploração de lousas (ardósias), repondo, tanto quanto possível, as condições iniciais do terreno e a sua integração paisagística.
 
A antiga exploração da louseira implicou alterações significativas no meio ambiente, com repercussões nos sistemas circundantes, originando uma diminuição e deterioração do coberto vegetal original, conduzindo a uma diminuição da qualidade biofísica de toda a área. De facto, resultou numa área onde são evidentes as alterações morfológicas provocadas, onde a criação de acessos aos poços e plataformas das escombreiras originou o assoreamento e desregularização das linhas de água existentes, nomeadamente, a Ribeira da Louseira, afluente do Rio Mau.

A deposição de resíduos inertes no local permitirá a criação de uma topografia mais próxima à original (antes da exploração da louseira), e a resolução de algumas situações inseguras no local. Após a deposição dos resíduos inertes, o aterro será selado e sujeito a integração paisagística, de modo a criar um parque de recreio.

Este aterro, único do género na área de intervenção da Ambisousa (municípios de Castelo de Paiva, Felgueiras, Lousada, Paços de Ferreira, Paredes e Penafiel), possui uma capacidade total de 124 000 toneladas, ao qual corresponde um investimento total de 570.136,78€. Com esta Unidade, fica assim assegurado um destino final para este tipo de resíduos, evitando que sejam ilegalmente descarregados no meio ambiente e permitindo a resolução de um passivo ambiental.
2010-06-02
Política de Cookies
Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais
Compreendi