Notícias
Apresentação dos Resultados da Campanha de Reforço da Compostagem Doméstica de Resíduos Urbanos Biodegradáveis (RUB). O arranque do segundo ano deste projeto foi assinalado com um evento de apresentação pública da campanha, no dia 26 de Janeiro de 2018 na Biblioteca Municipal de Lousada, permitindo à Ambisousa efetuar um balanço da ação que se estende ao longo destes dois anos.

No ano de 2017 a Ambisousa - Empresa Intermunicipal de Tratamento e Gestão de Resíduos Sólidos, EIM, implementou uma campanha de Reforço da Compostagem Doméstica nos municípios onde atua. Ao longo de 2017 foram distribuídos cerca de 2000 compostores à população dos seis municípios da área de abrangência da Ambisousa, tendo sido promovidas várias ações de divulgação e sensibilização para a compostagem doméstica:
  • Envio de infomail a cerca de 25.000 habitações;
  • Criação de uma plataforma dedicada à compostagem doméstica no site da Ambisousa para angariação de inscrições/base de dados;
  • Realização de visitas às Juntas de Freguesia para entrega de material de divulgação e informação da campanha;
  • Realização de sessões de sensibilização em escolas;
  • Divulgação do projeto no website e página de Facebook da Ambisousa.

Em 2018, a Ambisousa irá dar continuidade a esse projeto, promovendo a distribuição de mais 2000 compostores até ao final do ano. Durante este período, serão ainda realizadas ações de informação e sensibilização nas escolas dos concelhos abrangidos.

O principal objetivo deste projeto visa contribuir para a prevenção da produção de resíduos e evitar o envio de resíduos biodegradáveis para aterro, gerando em simultâneo valor, onde, pela utilização dos compostores domésticos, será criado composto natural, um substituto de fertilizantes e adubos. 
Este projeto foi alvo de financiamento comunitário, no âmbito do programa POSEUR, e envolve todos os municípios da área geográfica da Ambisousa, bem como as respetivas juntas de freguesia, escolas, instituições locais e toda a população em geral.

No final da apresentação 12 escolas receberam os primeiros galardões (um certificado e uma bandeira) do projecto "Escola Terra à Terra”, um reconhecimento do trabalho feito na educação para a compostagem.
  • Escola Básica de Pinheiro e Centro Escolar de Lagares, de Felgueiras;
  • Escola Básica de Meinedo e EB1 de Lagoas, em Lousada;
  • Jardim-de-Infância de Raimonda e Colégio Nova Encosta, de Paços de Ferreira;
  • EB N.º1 de Rebordosa e Jardim-de-Infância de Trás-de-Várzea, de Paredes;
  • Jardim Escola João de Deus e Escola de Fonte Arcada, em Penafiel;
  • Escola Básica de Serradelo e EB1 de Casal da Renda, em Castelo de Paiva.
Para divulgar a compostagem, a Ambisousa visitou as Juntas de Freguesia várias escolas do 1.º ao 3.º ciclo dos seis concelhos do Vale do Sousa. 
Acções que vão continuar nesta segunda fase do projecto.

2018-01-30
Política de Cookies
Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais
Compreendi